16 November 2006

A Arte

O que é a Arte?
Ultimamente tenho pensado muito sobre este tema. E de como a Arte é um bom pretexto para extorquir dinheiro ao pessoal. No fim-de-semana passado dirigi-me à FIL, para a Feira de Arte (pela Associação de Galerias de Portugal) e ai pus-me a par das últimas sobre a arte e as modas mais recentes.
Como é possível que se chame Arte a uma série de coisas criadas assim à pressão, sem espírito emotivo ou expressivo? A Arte está pela hora da morte, onde estão as ideias que anteriormente marcaram a sociedade e a quebraram com novos ideais. Onde estão as peças de Arte chocantes? Onde estão os urinóis em fonte ou os selins como cabeça de touro?
De dia para dia, adoro mais escultura do que pintura. Sigam o meu raciocínio. Quantas não são as vezes em que se chega junto a um quadro, e vemos representados alguns borrões ou traços disparatados? É caso para dizer: “isto também eu faço” .. E é verdade, qualquer um pode fazer aquele borrão, qualquer um pode pegar numa data de materiais em casa como espátulas das batatas, ou a faca de descascar cenouras ou mesmo a colher do macarrão e criar obras invulgares, depois é só dizer que foi um momento de introspecção e tornar a obra pública. Ao passo que na escultura já não é assim. Já se torna uma coisa mais própria, é que nem toda a gente faz, ou seja, nem toda a gente vai brincar com plásticos, colas, ferros de soldar, escopos ou mesmo serras eléctricas, sim, porque são ferramentas perigosas, e não queremos que na escultura figure partes do corpo, ou bocados de cabelo ou roupa. É uma arte mais própria, é mais especial .. é mais fechada aos “eu também consigo fazer isto

Mas também há peças de valor hoje em dia, peças que olhamos ou até rimos, e depois ficamos a pensar nelas, e reparamos que têm alguma utilidade. Vou terminar este espaço de opinião com a minha ideia sobre uma peça que vi na FIL, trata-se de uma obra de Jorge Abade, e representa um 2 em 1 Cultural, mais conhecido como um Amigo do Ambiente.


Quando vais para a porrada das duas uma: Ou fodes os cornos ao gaijo, ou fodes-lhe o cu.

Ps. Os Flaps a vermelho tem utilidade ainda a descodificar.

Nota: a ilustração foi recriada por mim, tendo em base o objecto original

MM

------------------------------------- Conceito -------------------------------------
A Arte é um representação de uma ideia ou emoções, baseado no precurso e contexto de cada artista. As "grandes" obras são objectos estéticos que impõem sempre seus valores independentemente da época que estejam, ou foram criados.


1 comment:

Anonymous said...

Esta peça so tem valor como obra de arte,como arma era talvez inutil...havia o perigo de o alvo ate gostar,o q lhe tirava o proposito...


Ass:O filosofo das torradas