06 January 2010

Efeméride - 6 de Janeiro

Saudações
Hoje é Dia de Reis, o Natal para muitos, nuestros hermanos por exemplo, é hoje que trocam os presentes, quer dizer de ontem para hoje :D
A respeito de Natal, uma das efemérides até é bastante interessante. E fala sobre isso. Parece que até ao ano 353, o Nascimento de Jesus era celebrado a dia 6 de Janeiro, só depois desta data, é que passou para dia 25 Dezembro, aquando Solsticio de Inverno. Actualmente, diz-se que o dia de Reis, é o dia em que os Reis Magos (Melquior, Baltasar e Gaspar), souberam/assistiram à presença de um novo Rei - Jesus Cristo.
Os Reis Magos, não eram mais que Sancerdotes, ou homens muito cultos e inteligentes da altura, que ofereceram ao novo Rei, Ouro, Incenso e Mirra - presentes dignos de Rei.

Efemérides:
353 - Último ano em os Católicos, celebrado o nascimento de Jesus a 6 de Janeiro. (Os ortodoxos continuam a comemorar o Natal nesta data).
1838 - Samuel Morse realiza a primeira demonstração pública do telégrafo, em Nova Jersey.
2005 - A obra Fonte sofre ataque por um francês de 77 anos com um martelon no Centro Pompidou, em Paris.

Para quem não sabe, a Fonte (1917) não é mais que um urinol de porcelana branco, apresentado por Marcel Duchamp, como obra de arte. Obviamente escandalizou a mentalidade da altura, esta obra está inserida no Dadaísmo.
Quanto ao ataque, o vândalo foi logo detido, e alegou que o ataque com o martelo era uma performance artística e que o próprio Marcel Duchamp teria apreciado tal atitude.
A obra está de boa saúde pois sofreu apenas escoriações leves, continuando estimada no valor de 3 milhões de euros.

Além do Dia de Reis, comemora-se também (religiosamente) A Epifânia. Dia que representa a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo.
No sentido literário, a "epifania" é uma revelação, que acontece quando algo "ilumina" a vida da personagem.

Para terminar fica a Epifânia de Staind, banda que foi apadrinhada por Fred Durst, actualmente andam as duas identidades em parte incerta, talvez precisem de uma Epifânia ;P


MM

No comments: