28 December 2006

Visita Cultural

Visita Cultural ao Museu da Electricidade - Exposição da Star Wars

Antes de mais preparem 10 euros, a entrada daquilo é dez euros sem qualquer tipo de desconto, a não ser que sejas um puto de sete anos, ou que trabalhes na EDP.
[O que podes fazer também, mas eles não dizem isso, é levares uma Revista "Amo-te" do Pedro Miguel Ramos e tens um desconto de um euro. Nota: eles não ficam lá muito simpácticos quando apresentas a revista.]

Depois de lá andares é que é porreiro. O local é espectacular, uma fábrica toda em tijolo com imensos acessos e escadas. Embora eu não tenha gostado muito da organização de certas partes, que já vou passar a explicar. Acho que no seu todo, passava bem sem ver a exposição de Star Wars, (a condição preço influencia imenso esta opinião).
Nove Euros e tal, e entras na "fábrica" da Electricidade, que construção magnifica, a exposição ganhou muitos pontos só com o local onde estava, lá dentro tinhamos elementos do Star Wars, misturádos com as peças Museu da Electricidade, ou seja, temos modelos de PodRacers ao lado de maquinarias pesadas da nossa evolução eléctrica, havendo mesmo partes em que parece que estamos dentro de um quadro eléctrico, ou num dos geradores da Guerra das Estrelas.
Muitos fatos, algumas maquetes, muitos videos de material de bónus, muitos sketchs, algumas criaturas e lá pelo meio, a visita de dois Soldados Imperiais mais o Dark Vader para tirarmos fotos junto a eles.
Mas em todas as exposições, há sempre umas "pérolas de inteligencia" dignas de figurar no Rissól, neste caso fartei-me de rir com as notas que estavam ao lado de algumas peças. Um texto onde explicava alguns factos sobre a peça/s que estava ao lado. O mais interessante é que muitos deles eram bastante irónicos: "Afinal o Império tinham algumas problemas de concepção" ou "Digam lá que não era uma solução bastante inteligente" Coisas assim.
Outra coisa que me chateou profundamente, foi a organização de certas partes da exposição, começo por referir a posição de algumas ilustrações ao nível do joelho... Mas, quem é o palhaço que põe uma ilustração colocada a 50 cm de altura. Não me digam que foi o R2D2 que andou a montar a exposição???
Outro factor, que também achei bastante irónico, foi a colocação/ou não de algumas luzes de exposição em determenidados locais. O que torna até interessante, se pensarmos que se trata do Museu da Electricidade, e falta luz em determinadas áreas.
Noutro sitio onde pecou - mas também não sabia como havia de resolver - era a mistura que havia entre a exposição temporária do Star Wars e a patente da Electricidade. Há partes da exposição em que sais da exposição do Star Wars, e entras na da Electricidade (sem aviso). E vice versa.

Exposição Star Wars
Museu da Electricidade - Belém
De 1 Novembro a 14 Janeiro
Aberto de Terça a Domingo, das 10h ás 20h
(Sextas e Sábados até ás 22h)

Memórias a guardar:
A maquinaria que existe dentro do museu, local a voltar rapidamente e levar máquina fotográfica para fotografar. Há promenores do museu lindissimos: fornalha, emaranhado de tubos no alto das nossas cabeças, as "mesas" criadas a partir de rodas de pressão.
MM

No comments: