15 May 2009

Concursos

Quem é que nunca participou em concursos?
Quem é que nunca enviou os seus trabalhos, ou ideias para determinado local? Onde havia um objectivo final de ganhar qualquer coisa que fosse.
Ora bem, hoje a nossa "homilia" é sobre Concursos, mas acima de tudo o resultado dos mesmos.

É certo que ficamos tristes quando não ganhamos, que ficamos mais tristes quando o concorrente vencedor, tinha na realidade falta de qualidade, e se nota que foi levado ao colo.
E damos o braço a torcer, porque o vencedor, até merece, não pelo trabalho, mas pela história do mesmo, ou pelas dificuldades por que passou.
Mas há coisas que fico mesmo triste, que é quando ninguém ganha.

"A organização do concurso remete-se ao direito de não atribuir qualquer prémio, se o resultado do concurso não satisfazer os mínimos de qualidade propostos."

Isto não é ético, se há um concurso deve-se atribuir o prémio.
Não interessa se já está previsto no regulamento, e se está logo significa que a organização não tem fé em encontrar um bom resultado final, e que se quer "safar" das responsabilidades.
Não interessa se há ou não qualidade para isso, a organização propoê-se a isso. É uma jogada a que a mesma se submete, que como resultado tanto pode sair um trabalho excelente, que nunca a organização pensou de conseguir, como pode sair uma grande merda.
Mas não se pode recusar a entregar um prémio, baseado em "mínimos de qualidade".

Resultado:
A "organização" fica marcada para o público, como desleal. E no caso de haver muita gente "sem qualidade" a participar, ainda pior.

Isto é aquilo com que os concorrentes ficam na ideia, porque na realidade não se passa isso.
Passa-se é que a "organização" de forma barata, consegue arranjar imensas ideias e conceitos bases para o próximo concurso, que já não será concurso, pois possivelmente vão entregar a proposta a alguém "qualificado" para fazer o trabalho.
De uma maneira "legal" constróem uma proposta unânime, sem fazerem o trabalho de casa, que é perder ali horas e dias a construir uma ideia.

Simplesmente revolta-me isto.
Se não há trabalhos com qualidade num concurso é porque o prémio ou a publicidade do mesmo não eram aliciantes ou chamativos. Agora não culpem é os concorrentes que nele participarem e vêem os seus esforços ceifados.
Pensem nisso..
MM

(PS.esta "homilia" não tem nada a ver com o Concurso de Logotipos para o Barreiro Jovem)

No comments: