25 August 2009

Ser velho...

Há coisas que simplesmente adoro. Uma delas é ver um casal de velhos muito juntinhos, sairem á tarde, irem passear.
Fazerem a vidinha deles, sem que tenham filhos e netos a chatear.
Chegar á juventude da velhice sem problemas, apenas com o cocktail diário de drogas e comprimidos.
Invejo-os, muitas vezes! Não me imagino como velho, mas sei que gostava de lá chegar!
Interrogo-me se posso dizer que "a velhice, é a cereja no topo do bolo de uma vida espectacular"?

Há velhos espectaculares, tivesse eu mais tempo para poder escutar as conversas deles, as suas vivências, as suas histórias, as suas aventuras.
Já ninguém liga aos velhos, velhos são uns tristes da sociedade, antigamente eram pessoas cultas, a quem dáva-mos respeito e atenção, anciões, e pessoas importantes com opiniões de valor cheias de experiencia. Hoje .. hoje não interessam simplesmente.

Não é este o mundo que quero.

Um dia ouvi alguém dizer, que as pessoas nunca pensam em chegar a velhos, dai talvez tratarem os velhos assim, ou cometerem erros que mais tarde ... porque são velhos, trazem consequencias.

Fica um video, de dois velhos geniais, Statler e Wardorf, os velhos irónicos dos Marretas:

MM

(Ver tambéms postagem anterior Os avós)

1 comment:

Raquel said...

Há de facto cada vez menos pessoas a prestarem atenção aos velhos. Mas gosto de pensar que não somos assim tão poucos. :)

Eu gosto de ver um casal de velhotes de mão dada a passear na rua, e gosto de ouvir histórias 'de antigamente' (e não estou a falar daquela lenga-lenga de 'no tempo de Salazar' *inserir elogio* - falo de histórias e experiências de vida) quando tenho o privilégio de o poder fazer.

Espero que um dia seja eu a andar na rua com o meu marido, já velhotes, de mão dada e que não sejamos ignorados pelo Mundo.