12 August 2010

Ciclismo

Saudações!
Hoje
vou-vos falar de Ciclismo.
Ou melhor, porque é que há fâns de Ciclismo.
Para muito, o ciclismo não é mais que um bando de homens depilados, que permanecem numa bicicleta durante mais de cinco horas.
Mas se é isto, porque raio agarra tanto as pessoas a este "desporto"?

Eu sigo ciclismo à cerca de sete, oito anos, mas só mais recentemente é que comecei a interessar-me mesmo por isto. É verdade são um bando de homens depilados (para evitar atrito), que passam cinco horas em cima de uma bicicleta (algo que deve estar ao alcance de qualquer pessoa) e que não fazem mais nada senão andar de bicicleta ( se falarmos na Volta a França, o Tour, são cerca de 3000 quilómetros percorrido em três semanas), mas eu gosto disso, e acima de tudo dou valor a isso.

Está bem tem algum valor andar de bicicleta, mas qual é o fim, chegar antes dos outros? Sim é estranho chegar antes dos outros, até pareço que não acontece isto todos os dias, chegar ao local de emprego a horas, correr para apanhar o transporte para chegar a casa, levar a vida a correr, não será isso competição também? Então porque não o fazer em cima de uma bicicleta?
Correr uma Maratona é Desporto? Não saem do mesmo sitio? Não chegam ao mesmo sitio? 100 metros velocidade não é desporto? Fórmula 1 não é desporto?
Futebol não é desporto?

Porque é que eu gosto de ciclismo? Porque há quem não gostam!

Mas aquilo é só correr! É verdade tens umas montanhas e tal, e umas provas de cronometragem individual, mas é só isso.
Sim, é só isso, correr, pedalar, chegar antes dos outros, utilizar os túneis de ventos proporcionados pelos outros ciclistas para reduzir o atrito, para descansar, para que com os elementos de equipa consigamos chegar ao fim da etapa mais depressa que os outros adversários. Utilizar táctica sobre as etapas - sim exsite táctica não é só correr, seus incultos!

Hoje foi um exemplo de táctica, Cândido Barbosa ingressa numa fuga e afasta-se do pelotão, tacticamente as equipas adversarias no pelotão, tem de ir para a frente do pelotão e evitar que essa fuga continue. O que acontece na realidade é que a equipa de Cândido Barbosa (a equipa do camisola amarela) irá resguardada enquanto as outras equipas se desgastam, e no final da etapa, os membros desta equipa estão "frescos" para ajudar o seu líder a enfrentar os últimos quilómetros.

Outra táctica, onde parece impossível buscar pontos, como a última etapa de um Tour, onde se chama Etapa de Confirmação
Alexandre Vinokourov sai do pelotão e no último quilómetro foge a um eventual "sprint" e faz primeiro lugar na etapa para ir buscar pontos para a Camisola dos Pontos.

Ou ainda isto, uma equipa que vai a puxar na cabeça do pelotão permite uma fuga, porque sabe que enquanto houver essa fuga, todo o pelotão vai controlado, atrás deles. Mantém a fuga e a outras equipas controladas.

Admitam, não gostam de ciclismo porque não o compreendem.
Foram questionados em França porque vêem Ciclismo, porque vêem o Tour de França, 70% dos inquiridos disseram que era pelas paisagens.
Em que outro desporto é que saem de um recinto fechado? Em que outro desporto interagem com o público? Em que outro desporto vêm a vossa casa? Em que outro desporto vêm o vosso pais?

Pensem bem porque é que não gostam!

H-M


Comme Restus - Morte aos Ciclistas