20 May 2009

Good Morning Mr.President

Eu comentei isto com alguém..



"Há sempre tempo para uma bebida" .. com moderação.
MM

Conversas Sexuais na Sala de Aula

Saudações!
Está ai uma grande polémica em torno de uma professora que dá Aulas Sexuais e Aulas de história ao mesmo tempo.
Eu ainda não vi qual é o mal disso, pensemos desta maneira.
O que é a História?
Não é uma data de Acontecimentos, Mortes, "Invasões", e Casamentos.
Este filho daquele, o outro filho da.. quela.
Esta professora, vamos designa-la por um nome fictício, por exemplo Josefina, Josefina Rocha, é mais bonito, é uma professora de história e tem dado aos seus alunos uma data de ensinamentos.
Nada que eles ainda não soubesse, como ela disse.
Ora bem, esta senhora, foi hoje afastada pelo Concelho Directivo de dar aulas, ou seja os alunos não podem aprender mais "história".

Há uma série de conclusões que tiro desta História:

- Porque raio há boicotes e pedidos de Aulas Sexuais nas escolas, quando esta senhora faz um 2 = 1
- Os pais das "crianças" ficaram muito escandalizadas com o sucedido, ou seja, não sabiam que isto vinha acontecendo. Ou os pais não falam com os filhos? Ou não querem saber do que se passa.
- Acho interessante como a comunicação social abordou este caso, acho interessante muitos outros casos estarem a passar-se noutras escolas e ninguém de importar. Revela que a culpa não é do Ministério da Educação ou representantes porque não tem conhecimento, que não é dos professores porque como não há fugas de informação, é lhes permitido fazer o que querem. Os alunos gozam o prato e sobrevivem. Os pais dos alunos, nunca sabem de nada.

Hora de Jantar
- Então filho, esse dia de escola?
- Foi normal..

Só na primeira vez que aconteceu é que não foi normal, mas nessa vez, não houve nenhum "Então filho, esse dia de escola?"
Entretanto isto ainda vai correr muita tinta, uma coisa eu sei, os miúdos hoje sabem muito mais do que lhes ensinamos, e do que nós sabíamos..


______________________Efemérides______________________

Dia da Marinha
2002 - Independência de Timor Leste (um grande abraço para esse grande benfiquista Xanana Gusmão)

Ligando a noticia..

A UAL - Universidade Autónoma de Lisboa, anunciou que os sócios do S.L.Benfica vão ter descontos nas inscrições para as Licenciaturas.

Isto é espectacular, no Futuro quando vier á conversa com alguém:

- Então onde é que te Licenciaste?
- Na UAL
- Benfiquista então..

Termino com uma nota desportiva:
O Shakhtar Donetsk venceu o Werder Bremen na Final da Taça Uefa (a última, parece que para o ano irá ter outro nome).
MM

16 May 2009

Eurovisão da Canção 2009

Saudações
Acabou de ser transmitido na Televisão, mais um espectacular concurso europeu da canção.
A canção portuguesa fez um extraordinário brilharete, ao conseguir estar presente na final em Moscovo, mas acima de tudo pelo excelente 2º lugar, na 2ª parte da tabela dos 25,
Falei com o meu ambiente familiar, e chegámos a certas conclusões que vou passar a revelar:

Actualmente a música e qualidade das música não é interessante, é sim interessante a coreografia e a pouca roupa dos cantores, ou animadores de palco.

O sistema de pontuação devia ser revisto, países vizinhos não deviam poder visitar nos países vizinhos (Redundante?)
Caudas da Europa como Portugal, Islândia ou Azerbaijão, estão em desvantagem por não terem vizinhos. Ou seja, devem aprender a cantar.
Ou usar pouca roupa..

O meu irmão sugeriu, que na próxima edição do Festival, ele pudesse fazer a previsão dos resultados. Ou seja, ter um alinhamento dos países a concurso, e ir dizendo antes das votações, as suas previsões. Acertadas claro está! E porquê?

Porque as votações são dadas em função dos "amiguinhos" ou países com imigrantes. Há dois anos tivémos 12 pontos da França, não por cantarmos bem, ou por termos pouca roupa, mas sim graças aos nosso imigrantes lá. Que abriram os cordões à bolsa e votaram nos "tugas"
Relembro que nessa edição do Festival tivémos .. 12 pontos.

Reparem..
Este ano Portugal deu os seus 12 pontos à ... Moldávia
(Não vou fazer comentários sobre o Mundo empresarial das Obras Públicas e Privadas de Construção .. a sério!)

Em contrapartida em quem é que a Moldávia votou?
Bulgária, Eslovénia, Eslováquia, Ucrânia e ... 12 pontos para Roménia

Pronto já perceberam a Ideia.
Os imigrantes nos outros países é que votam. Países da ex-URSS e antiga Jugoslávia, estão em supra vantagem no que conta em relação a isso.
Ora bem, se quisermos ganhar um Festival da Canção, só temos de colocar inúmeros emigrantes tugas em todos os restantes países do Festival .. ou então usar menos roupa.
Cantar é importante, mas os olhos é que comem.

Resta terminar com os parabéns à Noruega, que foi a música vencedora, já declarada quando ainda faltavam 21 dos 42 países votarem.
Uma música alegre, com violino, animada e "gay".
A nível de espectacularidade não é nada de mais, não tem um grande refrão, tem um título que dá asso a bons pensamentos e divagações - FairyTale - mas não é uma grande música.
Fico a pensar se a música é assim tão boa, pior fico a pensar que as outras músicas deviam ser mesmo .. falta-me o termo .. uma grande m.. .. Adiante

Estranho, estranho foi a Noruega ser a último país a votar. Sinceramente não percebi este calendário.

Termino com um trocadilho do meu pai, após esta edição:

"A vencedora nesta edição foi sim a Dulce Pontes. Eles não pararam de dizer a noite toda: Noruega Dulce Pontes, Islândia Dulce Pontes .."


MM

15 May 2009

Concursos

Quem é que nunca participou em concursos?
Quem é que nunca enviou os seus trabalhos, ou ideias para determinado local? Onde havia um objectivo final de ganhar qualquer coisa que fosse.
Ora bem, hoje a nossa "homilia" é sobre Concursos, mas acima de tudo o resultado dos mesmos.

É certo que ficamos tristes quando não ganhamos, que ficamos mais tristes quando o concorrente vencedor, tinha na realidade falta de qualidade, e se nota que foi levado ao colo.
E damos o braço a torcer, porque o vencedor, até merece, não pelo trabalho, mas pela história do mesmo, ou pelas dificuldades por que passou.
Mas há coisas que fico mesmo triste, que é quando ninguém ganha.

"A organização do concurso remete-se ao direito de não atribuir qualquer prémio, se o resultado do concurso não satisfazer os mínimos de qualidade propostos."

Isto não é ético, se há um concurso deve-se atribuir o prémio.
Não interessa se já está previsto no regulamento, e se está logo significa que a organização não tem fé em encontrar um bom resultado final, e que se quer "safar" das responsabilidades.
Não interessa se há ou não qualidade para isso, a organização propoê-se a isso. É uma jogada a que a mesma se submete, que como resultado tanto pode sair um trabalho excelente, que nunca a organização pensou de conseguir, como pode sair uma grande merda.
Mas não se pode recusar a entregar um prémio, baseado em "mínimos de qualidade".

Resultado:
A "organização" fica marcada para o público, como desleal. E no caso de haver muita gente "sem qualidade" a participar, ainda pior.

Isto é aquilo com que os concorrentes ficam na ideia, porque na realidade não se passa isso.
Passa-se é que a "organização" de forma barata, consegue arranjar imensas ideias e conceitos bases para o próximo concurso, que já não será concurso, pois possivelmente vão entregar a proposta a alguém "qualificado" para fazer o trabalho.
De uma maneira "legal" constróem uma proposta unânime, sem fazerem o trabalho de casa, que é perder ali horas e dias a construir uma ideia.

Simplesmente revolta-me isto.
Se não há trabalhos com qualidade num concurso é porque o prémio ou a publicidade do mesmo não eram aliciantes ou chamativos. Agora não culpem é os concorrentes que nele participarem e vêem os seus esforços ceifados.
Pensem nisso..
MM

(PS.esta "homilia" não tem nada a ver com o Concurso de Logotipos para o Barreiro Jovem)

14 May 2009

A nova Língua Portuguesa

Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar aos pretos 'afro-americanos', com vista a acabar com as raças por via gramatical,isto tem sido um fartote pegado!

As criadas dos anos 70 passaram a 'empregadas domésticas' e preparam-se agora para receber a menção de 'auxiliares de apoio doméstico' .

De igual modo, extinguiram-se nas escolas os 'contínuos' que passaram todos a 'auxiliares da acção educativa'.

- O que faz um "auxiliar de acção educativa" afinal? Na minha escola estão sentadas numa secretária, a fazer crochet ou a ler a NovaGente. Quando vamos falar com elas, torcem sempre o nariz. Quando há greve, há sempre greve. devem ser mal pagos por aquilo que fazem .. Ou não fazem. E já não limpam. Antigamente, eram as encarregadas de zelar pela limpeza do bloco, agora .. agora também são as encarregadas, dizem:

"Matumbina! a Sala de 374 precisa de ser limpa!"

"Edimira! Os vidro da 114 estão sujissímos!"

Os vendedores de medicamentos, com alguma prosápia, tratam-se por 'delegados de informação médica'.

E pelo mesmo processo transmudaram-se os caixeiros-viajantes em 'técnicos de vendas'.

O aborto eufemizou-se em 'interrupção voluntária da gravidez';

Os gangs étnicos são 'grupos de jovens'

Os operários fizeram-se de repente 'colaboradores';

As fábricas, essas, vistas de dentro são 'unidades produtivas' e vistas da estranja são 'centros de decisão nacionais'.

O analfabetismo desapareceu da crosta portuguesa, cedendo o passo à 'iliteracia' galopante.

Desapareceram dos comboios as 1.ª e 2.ª classes, para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria continuam a cobrar-se preços distintos nas classes 'Conforto' e 'Turística'.

A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: «Sou mãe solteira...» ; agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra da pungente melodia: «Tenho uma família monoparental...» - eis o novo verso da cançoneta, se quiser fazer jus à modernidade impante.

Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes crianças irrequietas e «terroristas»; diz-se modernamente que têm um 'comportamento disfuncional hiperactivo'

Do mesmo modo, e para felicidade dos 'encarregados de educação' , os brilhantes programas escolares extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão, quando muito, 'crianças de desenvolvimento instável'.

Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes cultas da praça desbocam-se em 'implementações', 'posturas pró-activas', 'políticas fracturantes' e outros barbarismos da linguagem.

E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a «correcção política» e o novo-riquismo linguístico.

Estamos lixados com este 'novo português'; não admira que o pessoal tenha cada vez mais esgotamentos e stress. Já não se diz o que se pensa, tem de se pensar o que se diz de forma 'politicamente correcta'.

E na linha do modernismo linguístico, como se chama uma mulher que tenta destruir a educação em Portugal ?

Ministra !
Antigamente, quando havia democracia, chamava-se Ex-ministra.

Nota final - Os coveiros dos cemitérios vão passar a denominar-se "técnicos cemiteriais".
MM

A Morte

Saudações
Hoje a nossa abordagem de pensamento vai para a Morte .. não falo da Morte, como nas cartas de Tarot, porque lá até tem a sua coisa boa, significam a mudança, a passagem para outra situação.
Na Religião também tem o mesmo efeito, a morte trata-se da passagem para uma outra vida melhor, ou seja, o que fizeres nesta, é o teu currículo ou portfollio para a próxima vida, (refira-se que não está provada que ela exista).

Um clarão, a Vida á tua frente em poucas fracções de segundos
Quem nunca ouviu estas expressões, e muitos, sabem o que significa - infelizmente - porque também já assitiram a estes fenómenos. E a tua vida mudou, mudou a tua maneira de pensar, mudou a tua maneira de viver as coisas.
Sabes que por uma casualidade ou mesmo estupidez, que enganaste a morte, e desde esse momento que aproveitas mais a vida, que tiras mais prazer das situações.
Esse é o lado bom da morte, a sua "inner experience", um quase "já fostes", a pequena linha ténue entre cá e lá.

A propósito disso os Gato Fedorento - Zé Carlos, criaram um bom vídeo.
É verdade que arranha imenso a Monty Pynthon, mas o que é que não arranha?
O que é que neste mundo faz rir e não é baseado em Monty Pynthon?
(Se calhar os Happy Tree Friends, ou o Achmed)

Fica o vídeo:



____________________(Serviço Público)____________________

O que é Epicurismo - O Epicurismo é o sistema filosófico ensinado por Epicuro de Samos, (filósofo ateniense - século IV a.C.), onde propunha uma vida de contínuo prazer como chave para a felicidade.
Para ele, a presença do prazer era sinónimo de ausência de dor, ou de qualquer tipo de aflição: a fome, a abstenção sexual, o aborrecimento, etc.
Buscava sobretudo encontrar o sossego necessário para uma vida feliz e aprazível.
Posteriormente, quase se relegou ao esquecimento devido ao início da Idade Média, período em que se perderam a maioria dos escritos do filósofo.
A ideia que Epicuro tinha, era que para ser feliz o homem necessitava de três coisas: Liberdade, Amizade e Tempo (para meditar).


Nota de fecho: Nobody expects the Spanish Inquisition
MM

12 May 2009

Os avós

'Os avós são pessoas que não tem filhos, por isso gostam dos filhos dos outros. Os avós não têm nada para fazer, é só estarem ali. Quando nos levam a passear, andam devagar e não pisam as flores bonitas nem as lagartas. Nunca dizem 'Despacha-te!'. As avós normalmente são gordas, mas mesmo assim conseguem apertar-nos os sapatos. Sabem sempre que a gente quer mais uma fatia de bolo ou uma fatia maior. Os avós usam óculos e às vezes até conseguem tirar os dentes. Quando nos contam histórias, nunca saltam bocados e nunca se importam de contar a mesma história várias vezes. Os avós são as únicas pessoas grandes que têm sempre tempo. Não são tão fracos como dizem, apesar de morrerem mais vezes do que nós.
Toda a gente deve fazer o possível por ter uma Avó ou um Avô, sobretudo se não tiver Televisão'.

(Artigo foi redigido por uma menina de 8 anos e publicado no Jornal do Cartaxo).
MM

Introdução à bebedeira

Saudações no passado sábado fiz uma investigação ciéntifica, fui beber uns canecos de cerveja com colegas após o trabalho e decidi fazer uma investigação cientifica sobre o alcool, e os seus efeitos. Por sorte tive presença de espirito para ir registrando o que pensava e como me sentia.

Uma breve nota: o Bar chama-se Moby's Bar e fica em Odivelas, tem a cerveja particularmente acessivel, uma canela de um litro custa 5 euros, em poucos bares, se encontra um preço tão em conta.

__________________________________________________________

Hora local:
02h40
Segunda de caneca de cerveja

1 - Veio à conversa com o grupo que o alcool é anestésico, e é verdade, muitas pessoas "do antigamente" bebiam uns copitos antes de fazer qualquer coisa dolorosa no corpo .. arrancar um dente, coser uma ferida (coser mesmo de coser e não de cozer; coser de custurar)
Então reparei que havia certas partes de mim que não sentia, ou seja, a minha mão em certos sitios da cabeça, não parecia ser a minha mão, a sensação de tocar na cabeça sóbrio e alcoolicamente alterado são diferentes. Ou seja, são tudo sensações novas, entendam como quiserem.
Primeira conclusão:

Alcóol anestecia/altera a sensibilidade.

2 - Há quem diga que os "bebâdos é que deviam ser politicos" - O Lula que o diga - normalmente ouve-se logo a seguir como resposta: "tu estás bebâdo". Mas esta expressão tem fundamento, quando se está não-sóbrio têem-se uma lucidez de pensamento espectacular (ou pensa-se ter), e somos verdadeiros, aquilo que dizemos na altura funciona e estamos convictos sobre isso, não mentimos.
Segunda conclusão:

Somos verdadeiros, e não mentimos.

(O agente da autoridade manda-nos parar: "-O senhor está bebâdo!" "- Pois estou!")

3 - Sentimo-nos capazes de fazer tudo - o que muitas vezes é problemático, eufóricos, o mais estranho foi já quando pensava assim, estar a escrever no telemóvel, o que ia pensando, e os dedos teclarem quase que sózinhos, como se houvesse dois seres, um a dizer e outro a escrever, ou seja, não tinha conciencia sobre o que estava a escrever, não tinha atenção para o mesmo, estava a sair conforme o que pensava, e sem erros.
Terceira conclusão:

Não há limites

4 - Dá-se sensações estranhas de estabilidade, encostado à parede, olho para os meus pés, e não vejo dois pés, vejo os pés de um bailarino, porque eles estão a dançar e não param quietos.
Então decidimos acompanha-los, visto estarem a dançar, vamos pôr o corpo a acompanha-los, então ficamos excitados e loucos pela música e viramos um Fred Astaire
Quarta conclusão:

A dança em nós é inata. E não o sabiamos.

5 - Perdemos a ideia de quem somos dançamos pelo local de um sitio para o outro, batemos nas outras pessoas enquanto dançamos, sorrimos e pedi-mos desculpa, rasgamos sorrisos para todo o lado, viramos mestres de relações públicas, pois queremos falar e conhecer toda a gente.
Quinta conclusão:

Timidez desaparece

Isto continuaria com inúmeras letras, mas a Introdução à Bebedeira fica por aqui. No futuro abordaremos novamente este tema. Vêem ai os Santos populares, aposto que não irá faltar mais opurtunidades de análise.
Quero apenas agradecer aos meus cúmplices nesta esperiencia cientifica, Carina a Condutora 100%Cool, o Armindo o Mestre Cervejeiro, e ao Nelson Pacifista. Obrigado
MM